Mohammed El-Kurd
Mohammed El-Kurd é poeta, escritor e jornalista, nascido em Jerusalém, Palestina ocupada, em 1998. Em 2021, foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista TIME. Ganhou projeção internacional ao denunciar as tentativas de expulsão de sua família e vizinhos do bairro de Cheikh Jarrah, tornando-se uma das vozes centrais do movimento #SaveSheikhJarrah. Já aos 11 anos de idade, El-Kurd foi protagonista no documentário da cineasta brasileira Julia Bacha, My neighbourhood, lançado em 2012. O filme busca chamar a atenção local e global para a questão da desapropriação de famílias palestinas no bairro de Cheikh Jarrah em Jerusalém.
Em 2021, discursou na ONU, chamando a atenção dos líderes mundiais para a questão palestina e a inércia da instituição frente à ocupação e os abusos da entidade sionista. Recebeu várias honrarias e prêmios, entre eles o prêmio “Truth in Media”, do Arab American Civil Council, em 2022. Participou de diversas palestras ao redor do mundo, entre elas, como convidado principal, da 18ª Palestra Anual em Memória de Edward Said na Universidade de Princeton.
Atualmente, El-Kurd vive em Nova York e atua como o primeiro correspondente palestino do jornal The Nation. Seu primeiro ensaio publicado nesse veículo, “A Night with Palestine’s Defenders of the Mountain”, foi selecionado para o Prêmio One World Media Print em 2022.
Rifqa, sua coletânea de poesias de estreia, publicada originalmente em 2021, foi nomeada “uma obra-prima” pelo The New Arab. O lançamento da edição brasileira pela Tabla está previsto para maio de 2026.