Adonis

Adonis é um dos nomes cimeiros da poesia e da atual crítica em língua árabe. Traduzido para diversos idiomas, é reconhecido pela contundente modernização que aportou especialmente para a poesia árabe, sempre em defesa da laicização da sociedade em que nasceu no albor de 1930, na pequena Qassabin, vilarejo sírio situado nas proximidades do Mediterrâneo. 

Dos pais recebeu o nome Ali Ahmad Said Esber, mas adotou ainda jovem o nome Adonis, colhido dos mitos ancestrais de sua terra natal e assim se apresentou aos irrequietos poetas de Beirute, no Líbano, com quem funda a revista Chiir, que na década de 1960 catalisou as vozes modernizadoras de artistas, poetas e intelectuais, chegadas de diversos cantos do mundo árabe. Em 1982 se mudou de Beirute para Paris, onde mora até hoje.

Adonis editou revistas literárias, traduziu poetas ocidentais para o árabe e sempre incentivou a produção de jovens poetas, além de ter publicado muitos livros de poesia e alguns ensaios. Em 2011, tornou-se o primeiro poeta árabe a ganhar o Prêmio Goethe, na Alemanha.

Livros Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER