A Editora Tabla separou uma lista de filmes para conhecer a vida e obra de Mahmud Darwich, poeta palestino

Mahmud Darwich, é um dos poetas que mais traduziu a experiência da vida humana. Deixou sua marca com intenso engajamento político em defesa dos oprimidos, escreveu a Declaração de Independência Palestina, sua terra, vista como uma espécie de “paraíso perdido”, mas também registrou sentimentos ligados ao indivíduo, como a esperança e o amor.

É o poeta da solidão, da individualidade, da interioridade, da transcendência, mas também da resistência, a resistência a qualquer opressor que tente impor sua voz, cercear a esperança, roubar o direito à vida. Darwich é um dos maiores escritores de língua árabe.

A Tabla acabou de lançar o terceiro título do autor na editora: Memória para o esquecimento, com tradução de Safa Jubran. O primeiro foi Da presença da ausência (traduzido por Marco Calil) e o segundo, Onze astros (traduzido por Michel Sleiman).

Embora ainda pouco traduzido no Brasil, Mahmud Darwich, poeta palestino, é amplamente reconhecido e aparece em diversos filmes pelo mundo. A Tabla fez uma seleção de 5 destes filmes, para quem quiser conhecer mais sobre a vida e obra deste importante poeta.

Conheça os livros do autor publicado pela Tabla aqui!

Uma lista de documentários sobre a vida e obra de Mahmud Darwich

1. “Nossa música (Notre musique)” de Jean-Luc Godard

Godard, um dos mais clássicos  diretores do cinema ocidental. Neste filme, ele reflete sobre questões contemporâneas do Oriente Médio. Usando como referência a Divina Comédia, de Dante Alighieri, ele reúne diversos recortes de documentários e filmes de ação e de guerra para construir a narrativa: no inferno, no purgatório, no paraíso. É através dos trechos de registro documental, em entrevistas antigas, que Darwich aparece na obra de Godard.

Veja o trailer aqui:

2. “Registra, sou árabe! (Write down, I am an Arab)” de Ibtisam Mara’ana

Um retrato da vida e da obra de Darwich, poeta que transformou gerações e gerações de árabes com sua luta e sua escrita, especialmente após a publicação do poema “Carteira de Identidade”. O documentário revela suas cartas de amor íntimas, escritas em hebraico, sua participação política e seu retorno à Palestina, em 1995, após anos de exílio. Um panorama de como Mahmud Darwich foi, aos poucos, se tornando o porta-voz do povo palestino.

Veja o trailer aqui:

3. “Darwich; Um Soldado Sonha com Lírios Brancos” (Darwish: A Soldier Dreams of White Lilies”), de Torstein Blixfjord

Nos meses antes de morrer, Mahmud Darwich começou a refletir sobre o cinema como meio de experimentação de sua poesia. Esse filme é o único resultado existente dessa explosão final de criatividade, a única performance cinematográfica de Darwich – uma leitura íntima e assombrosa de seu poema “A Soldier Dreams of White Lilies”. O poeta morreu em 2008, alguns meses depois das gravações.

Confira o trailer aqui:

4. “Escritores da fronteira – Uma viagem à(s) Palestina(s) (Écrivains des frontières – Un voyage en Palestine(s))” de Samir Abdallah e José Reynès

Durante o cerco à cidade de Ramallah, na Palestina, o poeta Mahmud Darwich foi  proibido de participar do Parlamento Internacional de Escritores, do qual era membro fundador. Em resposta, uma delegação de escritores se dirige até a cidade para demonstrar apoio aos palestinos em uma “bela colaboração linguística” nesses “lugares altos do mundo”. Este filme é o diário de viagem estabelecido entre ganhadores do Prêmio Nobel de literatura e outros grandes escritores, guiados por Darwich.

5. “Como disse o poeta” (كما قال الشاعر / As the poet said) de Nasri Hajjaj

“Como disse o poeta” é um documentário lançado em 2009 que exalta o lado lírico e a vida do poeta Mahmud Darwich. No filme, o diretor Nasri Hajjaj nos leva a uma jornada pela vida de Darwich, passando pelas cidades e vilas em que o poeta viveu, encontrando amigos contemporâneos, escritores e amantes de seu trabalho, enquanto sobrepõem um mosaico de memórias e reflexões. Trata-se de uma homenagem comovente e um epitáfio adequado para um homem cujas palavras e sonhos inspiraram gerações.

Veja o trailer aqui:

Fonte

Assine nossa Newsletter